05:46
0
Teologia Noemi: o Certo e o Errado


Então, Rute e Noemi voltam para Belém de Judá (versículo 19). Mas ela responde no versículo 20, 

Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O SENHOR testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.
O que você acha da teologia de Noemi? Gostaria de escolher a teologia Noemi qualquer dia em vez do ponto de vista sentimental de Deus, que domina o mundo evangélico hoje. 

Noemi é inabalável tem certeza absoluta de três coisas: Deus existe. Deus é soberano. Deus a afligiu. O problema com Noemi é que ela esqueceu a história de José, que também entrou em um país estrangeiro. Ele foi vendido como escravo. Ele foi acusado por uma adúltera e colocado na prisão. Ele tinha todos os motivos para dizer, assim como Noemi, "O Todo-Poderoso lidou comigo amargamente." Mas ele manteve sua fé e Deus transformou tudo para o bem nacional do seu povo de Israel. A lição-chave Gênesis 50:20 é o seguinte: "Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.

Noemi está certa em acreditar em um Deus soberano e todo-poderoso que rege os assuntos das nações e famílias e dá a cada dia a sua parte de dor e prazer. Mas ela precisa abrir os olhos aos sinais dos seus propósitos misericordiosos.



Foi Deus que tirou a fome e abriu um caminho para casa. Observe o delicado toque de esperança no fim do versículo 22. "E chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas." Não só isso, Noemi tem de abrir os olhos a Rute. Que presente! Que bênção! No entanto, como ela e Rute diante o povo de Belém, Noemi diz no versículo 21, "O Senhor me trouxe volta vazia." Não, Noemi! Você está tão cansada com a noite da adversidade que você não pode ver o amanhecer da alegria. O que ela diria se pudesse ver que em Rute, ela ganharia uma criança, e que esta criança seria o avô do maior rei de Israel, e que este rei de Israel que prenunciam o Rei dos reis, Jesus Cristo, o Senhor do universo? Eu acho que ela diria: O Senhor não julga com débil entendimento, mas confie n'Ele por sua graça, atrás de uma providência carrancuda Ele esconde uma face sorridente.




Permitam-me concluir com quatro lições



1. Governo soberano de Deus



Deus, o Todo-Poderoso reina em todos os assuntos dos homens. Ele governa as nações (Daniel 2:21) e ele governa as famílias. Sua providência estende-se desde os EUA até a sua cozinha. Sejamos como as mulheres de fé do Antigo Testamento. Elas duvidavam de muitas coisas, mas nunca duvidavam que Deus estava envolvido em cada parte de suas vidas e que ninguém poderia deter a mão d'Ele (Daniel 4:35). Ele dá a chuva e ele tira a chuva. Ele dá a vida e ele leva a vida. Nele vivemos, nos movemos e existimos. Nada, nem mesmo um palito  de dente é bem compreendido, exceto em relação ao Deus. Ele é o todo-abrangente da realidade, que permeia tudo. Noemi está certa e nós devemos acompanhá-la nessa convicção. Deus Todo-Poderoso reina em todos os assuntos dos homens.



2. Misteriosa providência de Deus



As providências de Deus às vezes são muito difíceis. Deus tinha lidado com Noemi de forma amarga, pelo menos no curto prazo. Talvez alguém vá dizer: foi tudo devido ao pecado de ir para Moab e casar seus filhos com mulheres estrangeiras. Talvez assim. Mas não necessariamente. Salmo 34:19 diz: "Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas." Nem o Antigo Testamento nem no Novo Testamento prometem que os crentes vão escapar das aflição da vida. Mas, suponha que calamidade Noemi foi devido à sua desobediência. Isso faz com que a história seja duplamente encorajadora, porque mostra que Deus deseja e é capaz até mesmo para transformar os seus juízos em alegrias. Se Rute foi trazida para a família por causa do pecado, é duplamente surpreendente que ela é feita a avó de Davi um antepassado de Jesus Cristo. Nunca pense que o pecado de seu passado significa que não há esperança para o futuro.



3. Bons propósitos de Deus



Isso leva à terceira lição. Não só Deus reina em todos os assuntos dos homens, e não só a sua providência, por vezes, é difícil, mas em todos as suas obras são feitas para o bem e a felicidade de seu povo. Quem teria imaginado que no pior de todos os tempos, o período de juízes, Deus estava se movendo em silêncio nos dramas de uma única família para preparar o caminho para o maior rei de Israel? Mas não só isso, ele estava trabalhando para preencher Noemi e Rute e Boaz e seus amigos com grandes alegrias. Se alguma coisa aconteceu na sua vida  que fez o seu futuro parecer perdido, aprender com Rute que Deus está agora trabalhando dar-lhe um futuro de esperança. Confie nele, espere pacientemente. As sinistras nuvens estão cheias de grande misericórdia e vai quebrar com a bênção sobre sua cabeça.



4. Liberdade Como Rute



Por fim, aprendemos que, se você confiar na bondade e misericórdia soberana de Deus para persegui-lo todos os dias da sua vida, então você está livre, como Rute. Se Deus chamar, você pode deixar a família, você pode deixar seu trabalho, você pode deixar sua cidade, e você pode fazer compromissos radicais e empreender novos empreendimentos. Ou você pode encontrar a liberdade e coragem e força para manter um compromisso que você já fez. Quando você acredita na soberania de Deus e que ele gosta de trabalhar fortemente para aqueles que confiam nele, isso nos dá uma liberdade e alegria que não pode ser abaladas por tempos difíceis. O livro de Rute nos dá um vislumbre do trabalho oculto de Deus, durante o pior dos tempos. E assim como todas as outras Escrituras, como diz Paulo (Romanos 15:4, 13), Rute foi escrito para que possamos transbordar de esperança.

Estudo completo para baixar: Download

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!