04:13
1
Olá! Há muito tempo estou para fazer essa postagem, mas a vida estava atrapalhando rsrs. Muita coisa aconteceu desde a última postagem, mas não tenho tempo de entrar em detalhes neste momento, então vou fazer um resumo do que acredito ser pertinente.


Deus tem trabalhado. Eu contudo confesso que perdi o foco durante algum tempo no último mês. Vocês também se sentem assim, as vezes, um pouco fora do propósito ou sou só eu?!  Não vou usar o blog como meu confessionário pessoal, mas devo dizer que amo cada dia mais o meu Senhor por sua tremenda misericórdia, e por seu trabalhar em minha vida. 

Em momentos assim gosto de lembrar de passagens como Felipenses 2:13. Alguns podem argumentar que esse tipo de versículo serve como uma desculpa dos 'preguiçosos espirituais'. Na verdade eu fui acusada disso por um irmão quando afirmei crer em algumas das fundamentais teses do Calvinismo. O tal irmão me disse 'é muito fácil ser calvinista porque assim você coloca os seus pecados na conta de Deus'. Na verdade é justamente o oposto. É muito difícil crer na total e absoluta soberania do Senhor porque você olha para sua vida e para a vida de grandes homens e mulher de Deus e se pergunta: "Será mesmo Senhor que tinha que ser por esse caminho? Será que não dava para desviar dessa crise ou daquela queda?" 

Mas, é um grande conforto ver que mesmo com crises e quedas o propósito de Deus se cumpre e por isso a importância de se crer que a vontade d'Ele é boa, perfeita e agradável. Eu tenho vivido dias em que essas verdades são muito importantes. Preciso me agarrar a elas.

Hoje, na ida para o trabalho, eu estava em um estado emocional precário. Estava preocupada, cansada, e ansiosa. E enquanto eu orava o Espírito Santo foi me acalmando e me mostrando como o medo e a ansiedade naquele momento estavam ganhando muito mais espaço do que deveriam. As vezes os problemas parecem ser tão gigantes e com um poder devastador enorme, mas convenhamos, isso é uma bobagem diante de tudo que eu sei (e creio) a respeito da palavra de Deus e suas promessas. 

A verdade é que eu tenho a tendência a dramatizar as situações e ao menor sinal de problema fico  aterrorizada de medo, como se aquela situação fosse o maior bicho papão do mundo. Eu fico muito feliz ter identificado esse problema no meu caráter, porque com Deus a identificação do problema já é caminho meio andado para a cura, certo? Tenho lutado contra isso durante todo esse ano e acredito que tenho tido vitórias significativas. A maior prova disso é o crescimento da minha estabilidade emocional.

As lições mais valiosas que eu aprendi nesse trabalhar de Deus para retirar a pedrinha do 'medo dos homens' da minha vida são:

Em primeiro lugar a dependência. Essa lição só pode ser aprendida por quem está caminhando em direção à humildade. Veja bem... eu não estou afirmando que sou humilde, afinal isso já seria arrogância, mas estou sim caminhando para lá e buscando dia a dia. E o Senhor tem providenciado situações que mostram claramente quem eu sou, quem Ele é, e quem eu sou n'Ele. Essa revelação desmonta muito dos meus medos, porque só com uma visão clara de quem Ele é podemos crer sem temer.

Em segundo lugar crescer em fé. Tenho aprendido a crescer em fé, ou poderia dizer que estou aprendendo a usar minha fé de forma prática. A verdade é que a fé não passa de confiança em alguém ou alguma coisa. Então essa lição tem sido muito prática. Só com o apego a minha fé é que consigo abrir mão do medo, preocupação e ansiedade. Nesse sentido a minha fé não se trata daquela que diz que tudo vai sair exatamente como eu quero, mas é uma fé mais consciente. É uma fé que diz que a minha visão é limitada e quem nem tudo é o que parece ser, mas que o Senhor está no controle de todas as coias e que mesmo que eu não veja ou entenda, tudo acontecerá da melhor forma possível, já que se cumprirá a vontade de Deus em cada situação.

"...confia nele..." (sl 37:5)

Em terceiro lugar tenho aprendido a ser transparente. Essa é uma lição muito difícil para mim e sempre foi. 

Eu fiz 4 anos de conversão há um mês atrás, no dia 04 de novembro, e de presente o Senhor me permitiu visitar a Igreja Batista da Lagoinha e o ministério de restauração de vidas, na estância paraíso. Devo confessar que a estância é mesmo um paraíso. 

Todos os programas da estância são para cristão e não tem necessariamente o objetivo de evangelismo, mas sim de restauração e capacitação da noiva de Cristo. Lá vão irmãos de várias partes do Brasil e do mundo, desde novos convertidos até a pastores e de todas as idades. A pastora líder do projeto é a pastora Ezenete. 

Fiquei quatro dias na estância com o grupo e foi um tempo maravilhoso de renovo e comunhão com os irmãos. Alí fomos encorajados, exortados, amados e eu aprendi especialmente a necessidade de transparência. Infelizmente, uma coisa que pude percebe é que todo ser humano tem a capacidade de criar um personagem de si mesmo. Mas, o Senhor não trata conosco com base no que pensamos ou aparentamos ser e sim naquilo que realmente somos.

Como disse mais acima o diagnóstico do problema é o princípio da cura. E ao passarmos por aquele processo de cura de forma efetiva cada um de nós foi obrigada a fazer um diagnóstico de nós mesmos e abandonar uma imagem cultivada ou aprendida erroneamente ao longo da vida cristã. O que mais me chamou a atenção, além do meu testemunho pessoal, foi o testemunho de um pastor que após 22 anos de ministério admitiu e reconheceu diante de Senhor que apenas 1 ano de ministério ele realmente foi guiado pelo Senhor. E que durante os 21 anos restantes ele apenas estava interpretando uma personagem criada por ele mesmo e pelas pessoas envolta dele. O personagem era conveniente para agradar aos seus líderes e discípulos e até ele mesmo, mas não era a realidade diante de Deus.

Na estância paraíso
Por medo dos homens esse pastor perdeu um precioso tempo. E eu decidi que não me importa  agradar a homens e ser conveniente. Somente a verdade liberta. Mesmo que quem sofra seja eu, é melhor viver a vida que me foi dada do que tentar parecer algo que não existe para atingir os padrões que alguém determinou para mim, até os meus próprios padrões. Afinal, essa é a verdadeira experiência de libertação, a vida pela graça que Cristo me deu e não pela lei que só me condena.

Bom esse texto ficou longo demais. Prometo falar menos nas próximas postagens. 


Pr. Lucia e Pr. Ezenet
Bjos, graça e pazzzzzzz




Na Igreja Batista da Lagoinha
Estância Paraíso



1 comentários :

  1. Belo post...

    Escrevo aqui pois não consegui mandar pelo contato

    "Beatriz Rustiguel aceito parceria sim.. ja estou levando seu link e te seguindo... que Deus seja conosco"

    www.hospitaldalma.com

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!