22:11
0
Incrível como algumas pessoas gostam de começar o ano novo com um monte de novos compromissos, promessas e planos. Devo confessar que, eu mesma, tenho uma dessas famosas listinhas. Na minha lista não tem nada do tipo 'resolução',  tenho sim coisas que influenciam aspectos mais gerais da minha vida, como passar mais tempo com a família, etc. 

Mas, siceramente não acredito que resoluções do tipo 'vou fazer dieta' ou 'vou fazer academia' realmente podem ser eficazes e eficientes. Acredito que todo tipo verdadeiro e duradouro de disciplina (e mudança) é construída dia após dia. A decisão da mudança de um hábito ou comportamento deve ser feita diariamente. 

É claro que não radicalizo a ponto de dizer que todo planejamento é ineficaz, mas também não chego ao outro extremo de dizer que tudo na vida deve ser planejado. Onde cada decisão deve ser tomada com base em uma resolução prévia. Acredito que a chave é o equilíbrio. Devemos buscar o equilíbrio entre a espontaneidade e o planejamento. Só assim podemos lidar com as surpresas da vida e ao mesmo tempo caminhar com propósito e objetivo; levar em consideração os nossos padrões éticos e morais e ao mesmo tempo não anular nossa sensibilidade. 

O planejamento 'obsessivo' pode nos levar a frustração, afinal ninguém tem o controle absoluto de cada etapa de sua vida. Somente Deus é soberano. Já a falta completa de planejamento pode levar a falta de propósito e estagnação.

Então, eu faça a resolução de não fazer resoluções que anulem minha individualidade, sensibilidade e espontaneidade. Faça a resolução de ser criativa, analítica e crítica, porém nunca ao nível da crueldade e inflexibilidade. E faço a resolução de amar e aprender com as peculiaridades da vida, até mesmo aquelas que, momentaneamente, me são desagradáveis e doloridas. 

Que venha 2011 com suas surpresas e novidades. Que o Senhor nos revele a cada dia mais da sua graça e misericórdia. Que os planos divinos para minha vida e para a sua sejam cumpridos em sua inteireza. Que nem mesmo os nossos planos possam impedir os planos do autor da vida. Amém!!

Obs.: O pr. Ed René fez uma postagem com algumas sugestões muito interessantes para 2011: http://edrenekivitz.com/blog/2010/12/conselhos-para-virada-ano/

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!