18:50
1
Os profetas da antigüidade, marcados por Deus, eram tremendamente conscientes da imensidão e da impopularidade da sua tarefa. Insistindo na sua própria ineficácia e insuficiência, e sentindo a pesada carga da mensagem de Deus, estes homens às vezes tentavam se livrar de tão grande responsabilidade sobre suas almas. 

Moisés, por exemplo, tentou fugir do compromisso com uma nação inteira, argumentando ter uma "língua pesada" ou gaga. Entretanto, Deus não aceitou sua fuga e lhe deu um porta-voz em Arão. Jeremias, também, arrazoou que era apenas uma criança. E, como no caso de Moisés, a desculpa não foi aceita. Pois homens escolhidos por Deus não são enviados a câmaras especiais da sabedoria humana - onde suas personalidades podem ser polidas ou seu conhecimento aperfeiçoado. Deus, pelo contrário, sempre encontra um jeito de fechar as saídas para eles e os deixar enclausurados consigo mesmo.

De acordo com o famoso poeta norte-americano, Oliver Wendell Holmes, a mente do homem, uma vez "esticada" através de uma nova idéia, nunca mais consegue voltar às suas dimensões originais. O que diríamos, então, da alma que ouviu o sussurro da Voz Eterna? "As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida" (Jo 6.63). 

Nossa pregação é muito debilitada hoje, por se basear mais em pensamentos emprestados das mentes de pessoas mortas do que na inspiração do nosso Senhor. Livros são bons quando nos servem de guias, mas são péssimos quando se transformam em correntes. Assim como na energia atômica, os cientistas modernos encontraram uma nova dimensão de poder, da mesma forma, a igreja precisa redescobrir o poder ilimitado do Espírito Santo. 

Precisa-se, urgentemente, de algo novo, a fim de dar um golpe na maldade desta era impregnada de pecado, e de abalar a complacência dos santos adormecidos. Pregações vigorosas e vidas vitoriosas precisam ser geradas através de vigílias prolongadas no recinto secreto de oração. Alguém diz: "Ah, mas precisamos orar a fim de poder viver uma vida santa". Isto está certo, mas do modo inverso, precisamos viver uma vida santa se quisermos orar. De acordo com Davi, "Quem subirá ao monte do Senhor? ... O que é limpo de mãos e puro de coração" (Sl 24.3,4). 

O segredo da oração é orar em secreto. Livros sobre oração são excelentes, mas são insuficientes. Livros sobre cozinhar podem ser muito bons, porém se tornam inúteis se não houver alimentos para se fazer algo prático; assim também é a oração. Pode-se ler uma biblioteca de livros sobre oração e não obter, como resultado, nenhum poder para orar. Precisamos aprender a orar, e para isso, é preciso orar. Enquanto estiver sentado numa cadeira, pode-se ler o melhor livro do mundo sobre saúde física e, ao mesmo tempo, ir definhando cada vez mais. 

Igualmente, podemos ler sobre oração, admirar a perseverança de Moisés, ficar espantados diante das lágrimas e dos gemidos do profeta Jeremias - e ainda não estar prontos, nem para o bê-á-bá da oração intercessória. O coração que ora sem carga do Espírito não conseguirá em tempo algum alcançar resultados. "Em nome de Deus, eu vos suplico, que a oração alimente vossa alma tal qual a refeição refaz seu corpo!", dizia o fiel Fenelon. Henry Martyn, certa vez, afirmou o seguinte: "Meu atual estado de morte espiritual pode ser atribuído à falta de tempo e tranqüilidade suficientes para minhas devoções particulares. Oh, que eu fosse um homem de oração!" Um escritor de tempos passados declarou: "Grande parte da nossa oração é como o moleque que aperta a campainha da casa, mas corre antes de se abrir a porta". Disso podemos estar certos: A área de recursos divinos menos explorada até agora é o lugar da oração. 

Extraído de um livro escrito por Leonard Ravenhill em 1959, Why Revival Tarries (Por que o Avivamento Demora). Fonte: www.revistaimpacto.com.br/arauto - Arauto Ano 21 nº 3

1 comentários :

  1. Antonio Ricardo Santos Filho5 de agosto de 2012 às 12:25

    Aleluia!! Palavras como esta, cheias do Espírito Santo, nos encoraja e nos fortalece para a caminhada cristã proposta a nós. Percebi como chamar a atenção do meu Deus através da oração, e vi que o melhor lugar para atrair a presença de Deus, é em secreto;seja no quarto, no trabalho como estou agora, ou num monte, não importa. Contanto que seja em secreto certamente o nosso Pai nos ouvirá! Obrigado JESUS!!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!