15:36
1



Por Mark Driscoll


Eu falo em conferências. I realizo conferências. Eu aprecio conferências. Mas, também estou muito preocupado com as conferências. Ou, mais especificamente, com os "cristãos conferência". 

O "cristão conferência"

Por definição, um "cristãos conferência" é alguém que gasta uma grande quantidade de tempo (e muitas vezes dinheiro) para participar de conferências cristãs. Ama ouvir os oradores, adora cantar com as bandas, ama contar para o mundo o que tem vivido e quem tem encontrado através de blogs / Facebook / Twitter, e ama se encontrar com outros "cristãos conferência". Alguns desses "cristãos conferência" de alguma forma conseguem um trabalho em torno de todas as suas conferências. Outros são líderes de ministérios que gastam dinheiro para pagar o seu hobby/obsessão.

Os rostos familiares

Depois de ter falado em conferências de vários grupos ao longo dos anos, eu estou espantado de perceber que os rostos das pessoas estão começando a se tornar familiares para mim. Tais "cristão conferência" de alguma forma fazem as rondas aparentemente entre todos os grandes eventos. Eu literalmente tive uma foto tirada com algumas pessoas em cinco ou seis conferências diferentes em um único ano. Estes são geralmente caras brancos de famílias decentes que tratam pregações da mesma forma que os outros caras tratam a pornografia - de forma obcecada e dedicando horas a cada dia para ouvir pregações. Essas são as minhas preocupações com os "cristão conferência":  


1. Lista de pastores favoritos
Eles têm uma lista com seus pregadores e autores favoritos. Isto permite-lhes não se submeter a uma equipe local de reais líderes espirituais que os conhece. Eles apelam para seus pastores favoritos para defender-se fazendo desses pastores seus heróis.


2. Comparação 
Eles começam a comparar a pregação, música e experiência global de sua conferência favorita à sua experiência na igreja local. Isto torna impossível para o pastor comum e da igreja comum chegar à altura. É um pouco como o cara que está tão encantado com o catálogo de modelos da Victoria's Secret que sua esposa começa a parecer cada vez menos atraentes, como se o problema fosse a sua aparência da esposa ao invés de sua obsessão. 


3. Vício 
Eles estão viciados. Eles estão constantemente recebendo uma dose de pregação, música, e como todos os viciados, eles sempre irão precisar de uma nova dose e portanto não estarão bem enquanto não receberem uma nova dose/conferência. Isso explica por que eles estão sempre se preparando para uma conferência, ou indo a uma conferência, ou refletindo sobre uma conferência. 

4. Auto-Percepção 
Eles acreditam erroneamente que são espiritualmente mais maduros do que eles na verdade são apenas porque ouvem um monte de pregação de gente altamente qualificada em nível mundial. Mas, muitas vezes eles são muito melhores ouvintes, e não tão bons em fazer a Palavra, o que os torna hipócritas e não crentes maduros.  


5. Pregação = Prova de Vinhos? 
Eles tratam a pregação da mesma forma que os esnobes do vinho tratam as degustações de vinhos. Eles começam a comparar e contrastar os sabores, dicas sutis e teológia só perceptível aos mais exigentes em pregação. Você vai ouvi-los dizer, por exemplo, como eles amam a dicas de Edward em Piper e os traços de Lloyd-Jones em Keller, como se o pregação da Palavra de Deus fosse apenas cheirar e provar, e não a de vivência genuína.


6. Impressão Errada
Eles dão a impressão de que há um aumento crescente na paixão entre os jovens evangélicos. Isto é particularmente verdadeiro quando você vê grandes multidões reformadas em vários eventos, tais como Desiring God, Together for the Gospel, Gospel Coalition, Resurgence, Acts 29, Sovereign Grace, 9Marks, e assim por diante. No entanto, se uma percentagem razoável de pessoas em uma conferência de fato são "cristão conferência"  simplesmente passeando nas conferências como zumbis, então temos mais de um crise do que um avivamento


As Opções 
A meu ver, os "cristão conferência" realmente só tem uma das três opções. Um, eles podem se arrepender de assistir a tantas conferências e se engajar como agentes em uma igreja local, ao invés de consumidores em mais uma conferência. Dois, eles podem continuar a assistir a conferências, mas principalmente para o propósito de crescer como um humilde servo-líder com novas paixões e idéias para aplicar em sua igreja local. Três, eles podem agora começar a discutir porque eles não concordam com essa crítica, o que lhes dará algo para fazer até a próxima conferência chegar.


1 comentários :

  1. Mana Beatriz,

    Parabéns pelo seu contínuo trabalho na web!.

    Se permite,

    Diversos assuntos têm inquietado muitos de nós e a internet tem sido um espaço precioso onde podemos discutir diferentes pontos de vista sobre a religião, cultura, política e, sobretudo, o que acontece na sociedade seja no Brasil como em todo o mundo.

    E essa é a proposta do blog independente Conversa Protestante, ou seja, o pensamento e a expressão de idéias sobre tudo aquilo que está ao nosso redor.

    Faça uma visita e, se gostar coloque o nosso link em seu blogroll.

    http://conversaprotestante.blogspot.com

    abs.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!