07:21
0

“Parece-me que Deus espera que nossa dependência esteja nas Escrituras porque quanto maior for nossa dependência na Palavra de Deus, mais direta e imediata será nossa dependência no próprio Deus. Quanto mais absoluta e completa for nossa dependência na Palavra de Deus, maior respeito teremos pela Palavra, maior estima e consideração por ela. E esse respeito pela Palavra de Deus irá nos levar a um respeito maior ao próprio Deus.” (Jonathan Edwards, The Miscellanies)
Embora muitos estudiosos considerem Jonathan Edwards como uma das mais brilhantes mentes filosóficas que os Estados Unidos já produziram, o compromisso primordial de Edwards foi com o Deus revelado através da Bíblia, e não com a filosofia. Quando alguém examina as obras de Edwards, verá que cada página reflete uma mente saturada pelas Escrituras. Em particular, Edwards via as Escrituras cumprindo quatro tarefas:

1) Para Corrigir Erros

Em primeiro lugar, as Escrituras foram dadas para corrigir erros. Essa correção é evidente de forma especial no ministério da pregação: “Um grande uso da Palavra de Deus é a correção de erros, a qual os ministros são mandados a estudar.” (Sermons and Discourses).

2) Para Interpretar Experiências e Emoções

No entanto, as Escrituras não somente corrigem erros, mas em segundo lugar, elas nos ensinam a interpretar nossas experiências e até mesmo nossas emoções: “Com respeito às experiências, tudo o que pode ser argumentado a partir da pureza e perfeição da Palavra de Deus é isso: que aquelas experiências que estão de acordo com a Palavra de Deus estão corretas e isso não pode ser diferente; e não que aquelas afeições que se levantam na ocasião da Palavra de Deus vindo à mente precisam estar corretas.” (Religious Affections).

3) Para Nos Redimir

Em terceiro lugar, a Escritura é o instrumento de Deus para redenção: “A Palavra de Deus escrita é o instrumento principal que Cristo fez para carregar sua Obra de Redenção por todos os séculos.” (A History of the Work of Redemption)

4) Para Testificar da Glória de Deus

Em quarto lugar e acima de todas as coisas, Edwards enxergou a Bíblia como um testemunho da glória de Deus em Jesus Cristo: “Verdadeiramente, ver a verdade da Palavra de Deus é ver a verdade do Evangelho, que é a gloriosa doutrina que a Palavra de Deus contém com respeito a Deus, Jesus Cristo, o caminho da salvação por Ele, o mundo da glória que Ele entrou e comprou para todos que crêem; e não uma revelação que tais e tais pessoas são cristãs e irão para o céu. Portanto, aquelas afeições que se originam de outra persuação da verdade da Palavra de Deus que não essa, originam-se de ilusão, e não de convicção verdadeira; e, consequentemente, são ilusórias e vãs.” (Religious Affections)

A Glória de Deus em Jesus Cristo

Para Edwards, o centro da Escritura foi a revelação de Deus através de Jesus Cristo. O objetivo da Escritura é nos apontar para a glória de Deus em Jesus Cristo e fazer crescer nosso desejo de entrar em sua glória.
Do começo ao fim, a Palavra de Deus é suficiente para todas as coisas pertinentes à vida e à fé. Para Jonathan Edwards, o objetivo máximo de tais coisas era ver a glória de Deus na face de Jesus Cristo.

Postado originalmente por Justin Holcomb no site The Resurgence e traduzido por Tempo de Colheita

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!