09:08
0

Quando falamos sobre amigos cristãos que nos decepcionam argumentei que, por vezes, eles abandonam você para nunca mais voltar - como Demas. Ele amou "o mundo atual", e assim abandonou o grande apóstolo que ansiava a volta do Senhor mais do que ele desejava o mundo (2 Timóteo 4:8).

E, ainda mais relevante, vimos que muitos amigos que nos decepcionaram podem e devem continuar nossos amigos e parceiros no ministério. Paulo disse que ninguém de sua equipe ou da igreja em Roma apareceu para apoiá-lo em seu julgamento (2 Timóteo 4:16). Ninguém. Nem Lucas, Eubulus, Pudente, Linus, Claudia ou qualquer um dos "irmãos" (2 Timóteo 4:21).


No entanto Paulo graciosamente inclui todos eles consigo mesmo em saudação a Timóteo, e escreveu, "
Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado." (2 Timóteo 4:16). Incrível. Bonito. A comunhão deles sobreviveu a este momento doloroso de abandono.

Após o sermão um dos meus próprios parceiros no ministério, Amanda Knoke, Diretora de Comunicação da igreja, apontou-me para sábias palavras de CS Lewis sobre esta questão. Eis o que ele disse:

 “Acho que o que é preciso lembrar que as pessoas "ferem" alguém, em 99% dos casos  a intenção não era de ferir, e muitas vezes quem fere está completamente inconsciente do que está fazendo. Eu aprendi isso com os casos em que eu era o "culpado". Quando eu realmente fui mau e quis ser desagradável, a outra pessoa nem se importou ou até mesmo não percebeu. Por outro lado, quando eu descobri que tinha magoado profundamente alguém, quase sempre foi de forma completamente inconsciente da minha parte. (CS Lewis, Cartas a uma senhora americana, Grand Rapids, 1967, 57)

Amanda conectou isso com Provérbios 19:11, "
A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão."

Sim. E nós devemos manter nossos olhos fixos em Jesus, que foi abandonado por todos 11 dos seus apóstolos, e foi negado por Pedro. E depois disso ele construiu a igreja sobre eles!


Olhamos para Jesus, não só porque ele foi o grande modelo para quem quer manter amigos, mas também porque ele morreu e ressuscitou para ser o elo alegre de amizades quebradas e restauradas.


Portanto, mantenha os olhos em Jesus, e ore isto em seu coração: "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca acaba." (1 Coríntios 13:7-8).


Faça o que fizer, não deixe que o fracasso de seus amigos cristãos se torne a base ou o motivo para abandonar aquele amigo que nunca vai falhar com você.

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!