15:59
0
Fonte: DesiringGod.org

Um dos meus ícones femininos enquanto eu crescia era a Oprah Winfrey. Eu sonhava em ser como ela um dia. Após o colegial, eu fui para a faculdade e fiz tudo que podia para ser bem sucedido. Tirei boas notas, fiz bons estágios, estude no estrangeiro, e comecei a fazer a faculdade de direito. Então, algo estranho aconteceu. Comecei a sentir chamada por Deus para ser uma esposa e uma mãe.

Caramba!

Lembro-me de compartilhar o meu desejo de ser esposa e mãe com um professor de pesquisa e não ser vista com bons olhos. Aparentemente, eu estava jogando fora tudo o que os líderes dos direitos civis tinha lutado para que eu pudesse ser capaz de fazer como uma mulher negra. Se eu não compreendesse como o Senhor pode mudar os corações e mentes, eu concordaria facilmente com a ideia de quão tola e minha decisão de não ir para a faculdade de direito pode parecer.
Eu senti a pressão do mundo que dizia qeu eu precisava ser "bem-sucedida", mas lá estava eu, desejando ser mãe. Onde eu poderia procurar uma orientação?

June Cleaver?

Como Deus começou a mudar meu coração, eu comecei a me perguntar qual seria a cara da aplicação deste desejo recém-descoberto de ser mãe. Eu estava convencida de que a maternidade é uma vocação, mas será que isso queria dizer que eu havia sido chamada para ser uma mãe dona-de-casa? Felizmente eu também tinha um marido para me ajudar a percorrer estas questões, e chegamos à conclusão: sim e não.
Isso não soa muito como uma conclusão. Mas sim, Deus chama as mulheres para prestar atenção às suas casas. Na verdade, uma mulher que está orientada para sua casa é chamada de sábia. " Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” (Provérbios 14:1). O lar é importante, e em toda a Escritura, Deus faz referência à casa e sua importância (Provérbios 24:3, 15:06, 03:33, Tito 2:5).

No entanto, todas as mães são chamadas a ser June Cleaver? Você se lembra da personagem de ficção da série Leave it to Beaver . O jornal The New York Times diziar que June era uma mulher glamourosa, que usava pérolas e saltos altos em casa e ajudava sua família sair de atolamentos. June tinha um suprimento constante de cookies, e usava a sua "intuição materna para fazer soar o alarme sobre algo problema incipiente." June era aparentemente alegre, agradável, e estava contente em seu papel. Há muito a ser elogiado sobre sua personagem.

Mas, eu me pergunto se June não era também o produto de um determinado sonho americano da década de 1950. Ela estava em casa, no seu bairro suburbano branco. Ela servia à sua família, mas nem sempre foi um bom exemplo de força, iniciativa ou coragem. Suas atividades na comunidade incluiam eventos sociais como casamentos e angariadores de fundos. June era ideal apenas em parte.

Clair Huxtable?

Por outro lado, há um outro ícone americano que ocupou a sua vida em torno de cuidar de sua família e trabalho: Clair Huxtable. Clair (interpretado por Phylicia Rashad) era espirituosa e resistente. Ela era uma advogada, e ela também era a mãe de cinco filhos no programa de TV de sucesso, The Cosby Show . Clair iria fazer o jantar, amorosamente cuidava de seu marido, e ouvia seus filhos. E em 2004, sua personagem foi nomeada "Melhor Mãe da TV”.

Mas eu me pergunto se Clair não foi o produto do feminismo da década de 1980. Clair era agressiva e, às vezes mandona. O ditado, "se a mamãe não está feliz, ninguém está feliz" pode aplicar-se à casa Huxtable. Quando as crianças saíam da linha ou não cumpriam as suas normas, era o momento do julgamento.
Embora ela se importasse profundamente com o marido, muitas vezes ela o tratava como uma criança, não confiava nele quando ele se aventurava em seus muitos projetos da casa. Ela trabalhava duro pela família, o que é louvável, mas, mesmo assim esse personagem fictício está muito aquém do ideal.

A Mulher Valente

June e Clair não são mutuamente exclusivas. Parece que esses personagens fictícios amavam suas casas, seus maridos e seus filhos. Mas se queremos ter uma visão bíblica de mulher ideal, devemos olhar para as sábias palavras da mãe do rei Lemuel em Provérbios 31. Deus não idealiza June Cleaver ou Clair Huxtable, ele escolhe a mulher de Provérbios 31.

Eu já sei que muitas pessoas estão cansadas da mulher de Provérbios 31. Mas, não se preocupe, eu não vou falar apenas sobre como ela é excelente. Eu estou pensando sobre a palavra de Deus. Paulo nos deu uma visão sobre o valor da palavra de Deus, quando disse: " Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra"(2 Timóteo 3:16-17). Deus diz que suas palavras são úteis. Isso significa que mesmo que o texto da "mulher excelente " tem sido usado várias vezes, sua palavra ainda permanece verdadeira. Essa mulher é um ideal que devemos observar, ela está em um livro dedicado a ensinar a sabedoria.

A mulher valente, também conhecida como a mulher de Provérbios 31 ou o "a excelente esposa," é nobre. Ela é respeitosa para com seu marido, ela é confiável e amável, ela é corajosa, ela toma a iniciativa, ela trabalha duro com as mãos, ela trabalha dentro e fora da casa, ela é sábia e respeitada. Ela é generosa e pensativa. Ela é abençoada por seus filhos e seus filhos abençoados ela. Em seu comentário sobre Provérbios, Bruce Waltke escreve: "A mulher ideal neste poema hebraico heróico. . . é diligente, 'toma conta', está envolvida em empreendimentos com fins lucrativos, e é também uma professora sábio e abençoadora ".

Uma mudança radical de coração

Mais importante ainda, a Mulher Valente é uma mulher que teme ao Senhor (Provérbios 31:30). E isso é o que Deus deseja para nós. Deus quer o nosso coração. Ele quer nos dar um novo coração e um novo propósito (Ezequiel 36:26-28). Quando ele nos transforma, ele nos muda de dentro para fora. O desejo de Deus é que nós o amemos com todo o nosso coração e amemos o nosso próximo como a nós mesmas (principalmente o nosso marido e filhos). À medida que, nós tememos a Deus e honramos o seu projeto para a feminilidade, os detalhes de como isso vai parecer em nossas casas vai se mostrar de forma diferente para cada mulher.

Uma mudança radical no meu coração exige uma mudança radical em meus alvos, o que me traz de volta à decisão que eu e meu marido tivemos que tomar. Eu, pessoalmente, não poderia ser Clair e buscar o meu diploma de Direito enquanto ainda está tentando cuidar do meu marido, cuidar da minha casa, e servir a meus filhos. No entanto, eu não poderia ser June: Eu trabalho meio período, eu não passo as cuecas do meu marido, e quando eu acordo eu tenho uma luta que o personagem fictício não tinha. Eu luto contra a minha carne egoísta pela palavra de Deus e por meio de sua graça. Eu precisava olhar para a palavra de Deus pedindo direção, e não para o mundo.

Um Milagre que só Deus podia fazer

Eu não saltei alegremente com a idéia de ter filhos, e eu definitivamente não saltei alegremente com a feminilidade como ela é definido pelas Escrituras. Levou tempo para Deus revelar a sua vontade e seu coração para mim nas Escrituras. E agora, em casamento, porque Deus tem sido tão gracioso comigo, eu posso e me submeto. Eu também gosto de estar em casa com meus filhos. Isto é um milagre que só Deus poderia fazer em meu coração. Eu tive que (e continuo) a combater não só o mundo, não apenas pensamentos feministas, mas uma cultura que me diz que eu me vendi e fui vencida.

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!