00:23
0

Blaise Pascal tem alguns "pensée" que me intrigam. Mais uma vez fico impressionado com a capacidade intelectual desse matemático francês falando sobre teologia. Colocado em contraste com a nossa realidade ele parece fora do contexto, mas à luz do evangelho ele tem toda razão. Observe o que ele diz:

“A religião cristã ensina, pois, conjuntamente aos homens essas duas verdades: que há um Deus, de que os homens são capazes, e que há uma corrupção na natureza, que os torna indignos desse Deus. Aos homens importa igualmente conhecer um e outro desses pontos; [pois] é tão perigoso para o homem conhecer a Deus sem conhecer sua própria miséria, como conhecer sua miséria sem conhecer o Redentor que dela pode curar. Um só desses conhecimentos faz, ou a soberba dos filósofos, que conheceram a Deus e não a sua própria miséria, ou o desespero dos ateus, que conheceram sua miséria sem Redentor”.

Ao defender o cristianismo, ele fala sobre verdades inegáveis, o que já é um absurdo no nosso contexto. Entretanto,  a relação entre existência de Deus e sua disponibilidade relacional e a corrupção da natureza da humanidade e a indignidade de relacionamento com Ele é o cenário básico da situação de desespero do homem não regenerado. São essas duas verdades inegáveis as responsáveis pela culpabilidade do homem diante de Deus. 

O conhecimento dessas verdades não necessariamente significa em compreender a salvação ou implica em relacionamento com Deus. Muito pelo contrário, pode significar falta de entendimento do próprio dilema pessoal. Esse é retrato de diversas pessoas próximas a nós que parecem compreender a verdade do evangelho, mas vivem à margem da salvação e do relacionamento com Deus. 

Jesus Cristo é verdade que salva, o único autorizado da parte de Deus para prover eterna redenção. O autor da vida, que deu-se por nós a fim de remir-nos de toda iniquidade, porque debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos. Essa é a verdade inegável fundamental do cristianismo. Viva-a! Proclame-a!

Disse Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida..." João 14:6

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!