18:18
0


Sabedoria. Justiça. Bondade. Qualquer pessoa sensata pode ver que Deus é bom (Romanos 1:20-21) através de sua criação e reconhecer que Ele ordenou o universo de uma determinada maneira. Parece razoável, certo? Agora, leia isso: 
Essa pessoa não merece ser chamado de um teólogo, quem olha para as coisas invisíveis de Deus, como se fossem claramente perceptível nas coisas que realmente aconteceram - Tese de 19, The Heidelberg Disputation
Uhh ... como é que é? 

Bem, talvez ele poderia ter dito assim: porque nós seres humanos nascemos naturalmente como teólogos da glória, estamos constantemente à procura de informações para melhorar a nós mesmos. Para um teólogo da glória o objetivo principal na vida é a transformação e o crescimento pessoal. O teólogo da glória tem como meta atingir os atributos invisíveis de Deus - a virtude, a piedade, sabedoria, justiça e bondade - todos os atributos encontrados perfeitamente em Deus. Esta é a razão porque devemos buscar "chegar a um lugar mais alto" e alcançar o "caminho da glória" para atingir o entendimento, e para chegar até Deus. O problema com a nossa versão de "entendimento" é que ele esconde o escândalo da cruz. Mas, é na cruz que Deus mais claramente mostra a sua glória. 

A Cruz: O escândalo da Cruz à possibilidade de pensar em espiritualidade 

Já notou como Deus aparece freqüentemente em meio a sua miserável derrota e não através de seus pontos fortes? É um paradoxo difícil de engolir, mas é verdade. Basta perguntar a um viciado que não consegue mudar. 
"Os teólogos da Cruz sentem um grande conforto no pensamento de que, quando nós estamos sofrendo, com dificuldades de toda espécie, não é um sinal do abandono de Deus ou seu desagrado, mas é, na verdade, uma marca da sua presença e trabalho em nossas vidas... É claro que o problema é, ninguém de nós realmente acredita nisso..." via RJ HEIJMEN a Mockingbird 
Um pedaço de madeira manchada de sangue: A esperança do cristão 

Tem sido dito que uma das razões que podemos ter certeza e reconhecer que o cristianismo é verdadeiro é que para nenhum de nós seria possível imaginar tudo o que aconteceu com Cristo. Pense nisso... um homem é injustamente acusado e morre, em um pedaço de madeira que se estilhaça. E essa é a nossa única esperança na vida e morte? Sério? Mas, onde está o nosso incentivo espiritual? Como é que a cruz ajuda a maximizar o potencial pessoal? Qual é o significado prático por trás da cruz? 
Ele merece ser chamado de um teólogo, aquele, que compreende as coisas visíveis e manifestas de Deus vistas através do sofrimento e da cruz. Tese 20 
Pessoas utilizam erroneamente o conhecimento de Deus, Lutero diz, quando eles usam seus próprios esforços religiosos para alcançá-Lo. Como será que Deus responde a isso? Ele responde revelando-se em um lugar aparentemente escondido, através da cruz. 
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21 
De uma vez por todas 

Deus ama se revelar quando as chances são negativas, quando não estamos auto-confiantes e capazes fisicamente. Felizmente, Deus sabe o que é melhor para nós - Ele mesmo - e ele não vai descansar até que nós tenhamos recebido nosso descanso e identidade n'Ele. Mesmo que chegar lá signifique ter que passar por sofrimentos e testes para que nós tenhamos fome por Ele ao invés de nossas próprias capacidades. 

A cruz nos mostra que somos impotentes em nossas idéias de auto-salvação. A cruz também nos lembra que os propósitos de Deus são cumpridos, mesmo por meio do sofrimento. E, às vezes, especialmente no sofrimento. Saber isto talvez não nos ajude a nos sentirmos melhor quando as coisas estão indo mal ou nem sempre nos dará clareza quando coisas ruins acontecerem. Mas o que sabemos é isto: Deus trata com o pecado de uma vez por todas na cruz.

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!