01:06
0


"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?"

Eu perguntei isso em público, em uma conferência, "Quando Deus se torna 100% a nosso favor?". E eu tenho dado uma resposta que corretamente gera problemas para as pessoas com um pensamento mais bíblico. Portanto, este artigo é um esforço para responder a pergunta dessas pessoas.

Em minha mensagem para a conferência nacional do ministério Desiring God (Desejando Deus) eu respondi a pergunta assim:

O que a Bíblia ensina é que Deus se torna 100% irrevogavelmente a nosso favor no momento da justificação, isto é, o momento em que vemos Cristo como um belo Salvador e recebemo-lo como nosso substituto perfeito para receber a punição que era nossa. Toda a ira de Deus, toda a condenação que nós merecemos, foi derramada sobre Jesus. Todas as exigências de Deus para a perfeita justiça foram cumpridas por Cristo. No momento em que vemos (pela graça) este tesouro e recebemos, neste momento a morte dele se torna nossa morte e sua condenação a nossa condenação e a sua justiça se torna a nossa justiça, e Deus torna-se 100% de forma irrevogável em nosso favor para sempre e de forma instantânea.

A pergunta que é deixada sem resposta é: "A Bíblia não ensina que, em eternidade, Deus concedeu seu favor a nós na eleição?" Em outras palavras, os mais pensativo perguntam: "Será que Deus só se torna 100% por nós no momento de fé e união com Cristo? Será que ele não se tornar 100% por nós no ato de eleição antes da fundação do mundo?"

Por exemplo, Paulo diz em Efésios 1:4-5: "Como também [Deus] nos elegeu nele [Jesus] antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;"

Será que Deus, então não é 100% em favor dos eleitos desde a eternidade? A resposta depende no significado de "100%". Com o termo "100%" Estou tentando preservar uma verdade bíblica encontrada em várias passagens das Escrituras. Por exemplo, em Efésios 2:3, Paulo diz que os cristãos eram "filhos da ira" antes de terem sido vivificados em Cristo Jesus. "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."

Então, Paulo está dizendo que, antes da regeneração, a ira de Deus estava sobre nós. eleitos estavam sob a ira. Isso mudou quando Deus deu-nos vida em Cristo Jesus e despertou-nos a ver a verdade e a beleza de Cristo, para que pudéssemos recebê-lo como aquele que morreu por nós e como aquele cuja a justiça é contada como a nossa. Antes de isso acontecer para nós, estávamos sob a ira de Deus. Então, por causa da fé em Cristo e união com ele, a ira de Deus foi removida e, em seguida, ele tornou-se, nesse sentido, 100% em nosso favor.

Da mesma forma, em Romanos 8:1, a palavra "agora" é crucial: "PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." A implicação do "agora" é que já houve uma condenação sobre nós e agora não há. Uma verdadeira mudança na disposição de Deus para nós aconteceu no momento da nossa regeneração, fé e união com Cristo e justificação.

Observe a frase "em Cristo" no final de Romanos 8:1. É por isso que a disposição de Deus para nós é diferente quando cremos em Cristo. Quando nós cremos em Cristo, estamos unidos a Ele, ou seja, estamos "em Cristo". Isto significa que sua morte conta como a nossa morte e a sua justiça conta como a nossa justiça. É por isso que agora não há condenação, enquanto antes havia. Antes de Cristo carregar a maldição da lei, nós estávamos sob a maldição da lei. "Cristo nos resgatou da maldição da lei, tornando-se maldição por nós" (Gálatas 3:13).

Quando Paulo usa a linguagem de que Deus é "por nós", ele fala do contexto do que Cristo fez por nós na história. Por exemplo, em Romanos 8:31-32, ele diz: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" Não poupando o seu Filho é o ato que garante que Deus está 100% por nós sempre.

Então, Deus era 100% por nós desde a eternidade, porque fomos eleitos? Em certo sentido, sim. Era 100% certeza que ele iria trazer-nos à fé e nos salvar. 

A resposta, eu continuo a dizer, é no momento em que, pela graça, nós vimos a Cristo como um Salvador extremamente valioso e o recebemos como nosso sacrifício substituto e como nossa justiça substituta. Em outras palavras, o que aconteceu no momento de justificação. A implicação disso é que todas as nossas obras, toda nossa perseverança, toda a nossa fé e obediência contínua não faz com que Deus seja 100% por nós, mas é o resultado de seu Filho ser 100% por nós.

A lógica de Paulo em Romanos 8:32 é que, porque Deus deu o seu Filho para morrer por nos, pois ele também nos dará todas as coisas com ele. Isto é, Deus vai fazer com que nós sejamos perseverantes até o fim, não só porque somos eleitos, mas porque Cristo morreu por nós e nós estamos em Cristo. Essa é a lógica de 1 Coríntios 1:8-9: "[Deus] O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.   Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor." O chamado é mencionado como o motivo da fidelidade de Deus para nos sustentar até o fim.

Portanto, exultai com a verdade de que Deus irá mantê-lo. Ele vai levá-lo até o final, porque em Cristo, ele está 100% por você. E, portanto, chegar até o fim não faz Deus ser 100% por você. Esse é o efeito do fato de que ele já está 100% por você.

Glorie-se no evangelho,

Pastor John Piper

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!