03:10
0

Por John Piper




Antes da queda de Adão, o homem ainda sem pecado foi capaz de pecar. Porque Deus disse: "No dia em que você comer dela certamente morrerás" (Gênesis 2:17).

Assim que Adão caiu, o homem pecador não foi mais capaz de não pecar, já que eram incrédulos, e "tudo o que não provem de fé é pecado" (Romanos 14:23).

Quando nascemos de novo, pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de não pecar, pois "o pecado não terá domínio sobre vós" (Romanos 6:14).

Isto significa que o que Paulo chama de "homem natural" ou "mente da carne" não é capaz de não pecar. Paulo diz isso em Romanos 8:7-9

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.  (Veja também 1 Coríntios 2:14[1]).

Como, então, devemos pensar em livre-arbítrio?

Em sua liberdade da vontade, o homem caído não pode fazer nada além de pecar. O tal "livre arbítrio" é uma realidade devastadora. Sem algum poder para superá-la, nosso livre-arbítrio sempre nos condenará.

Podemos parar aqui e voltar com alegria para a verdade do evangelho que Deus supera a nossa resistência, nos dá a vida, desperta a nossa inclinação por Cristo, e livremente e irresistivelmente nos atrai para si (João 6:44[2], 65[3]; Atos 13:48[4]; Efésios 2:5[5], 2 Timóteo 2:25-26[6]).


[1] Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
[2] Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
[3] E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
[4] E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
[5] Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)
[6]  Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!