11:18
0
Escondido na genealogia de Jesus, em Mateus capítulo um, está um tesouro do evangelho. Esse tesouro é um grupo de cinco mulheres. A sua inclusão na lista é notável porque é uma genealogia patrilinear - um recorde de pais e filhos. A sua inclusão também é notável porque eles estavam entre as mulheres mais notórias da bíblia.

As notáveis

 Tamar

O primeiro mencionado é Tamar (Mateus 1:3). Lembre-se dela? Tamar entrou na linhagem real do Messias, disfarçando-se como uma prostituta e seduzindo o seu sogro, Judá, para que ele pudesse engravidá-la. Honestamente, Judá mereceu ser enganado, porque ele havia negado  justiça a ela, mas foi uma situação muito feia (ver Gênesis 38).

Raabe


O segundo é Raabe (Mateus 1:5). Ela não teve que se disfarçar. Ela havia sido uma prostituta. E uma gentia! Uma cananeia. Não é um pedigree desejado. Ela e sua família foram os únicos sobreviventes de conquista de Israel sobre Jericó porque ela escondeu os espiões judeus e os ajudou a escapar. Uma vez integrados em Israel, ela se casou com Salmon (você não gostaria de saber essa história?) E tornou-se avó do grande rei Davi.



Rute


Rute é o terceiro (Mateus 1:5) e ela também era uma gentia. Uma moabita. Sua ancestralidade teve sua origem no incesto cometido entre Ló e sua filha mais velha. O pove  de Rute era pagão politeísta, ocasionalmente oferecendo sacrifícios humanos para deuses como o ídolo Quemós. Através de uma tragédia pessoal e de sua lealdade ela acabou em Belém, nos braços de Boaz.


Nós simplesmente não podemons esquecer de mencionar o fato surpreendente de que Ruth tem um livro da Bíblia com o seu nome! Como isso aconteceu? Os judeus eram proibidos de se casar com moabitas (Esdras 9:10-12) - a menos que uma moabita renunciasse tudo o que significava ser um moabita e aceitasse tudo o que significava ser judeu. O fato de que um dos livros canônicos do Antigo Testamento é intitulado com o nome de uma mulher moabita, é muito significativo pois assim Deus está proclamando alguma coisa sobre a sua graça.


Bate-Seba
A quarta mulher mencionada na lista é "a mulher de Urias" (Mateus 1:6). Bate-Seba. Esta mulher sofreu abuso sexual e assassinato de seu marido, nas mãos do maior rei de Israel. E como resultado, ela se tornou uma ancestral de Jesus.


Maria


Maria, a mãe de Jesus, é a quinta (Mateus 1:16). Ela ficou grávida de Jesus antes de seu casamento, e o pai da criança não era seu noivo, José. Este escândalo teria permanecido como uma nuvem nos sussurros e suspeitas de sua família e dos seus companheiros nazarenos por muitos anos.


Destaques da Graça

Todas essas cinco mulheres partilham algo em comum: desgraça. Essas mulheres ou cometeram ou sofreram desgraça. Elas haviam manchado reputações. Elas provavelmente teriam sofrido o desprezo dos outros. E pelo menos as quatro primeiras teriam lutado com memórias muito dolorosas e sórdidas.


E aqui está a moral da história. A maioria de nós deseja esconder os fatos e as pessoas mais vergonhosas em nossas famílias. Mas Jesus não. Ele se esforça aqui para chamar a atenção para essas mulheres cujos nomes alardeiam coisas escandalosas. Por quê? Eu acho que para nos lembrar, antes mesmo de Mateus começar a contar a história de seu nascimento, o motivo de sua.

Mesmo nas genealogias Deus tece sua graça. Ele gosta de redimir os pecadores. Ele gosta de produzir algo bonito em famílias com passados sórdidos. Ele gosta de fazer estrangeiros seus filhos. Ele gosta de conciliar seus inimigos. Ele gosta de fazer que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o amam e são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28).


Cada uma dessas mulheres são lindas ilustrações da aliança que Deus diria mais tarde a Pedro quando esclarecendo que a sua graça é estendida a todos os povos: "O que Deus purificou, não consideres comum" (Atos 10:15).

E essa é a sua palavra para você e para mim. A notícia surpreendentemente boa do Natal é que Jesus veio para fazer notórios pecadores impuros e estrangeiros como nós - pessoas com passados ​​vergonhosos que acreditam em seu nome (João 1:12) - limpos.

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!