14:33
0
Tudo começa com Deus. Nós não entendemos o significado de nada até compreendermos a sua relação com Deus. Ele era a única realidade a um trilhão de séculos antes do universo ou do homem existir. Ele é absolutamente único, porque somente ele é infinito, imutável, eterno. Ele é infinitamente mais importante do que qualquer homem ou mulher. Seu valor é supremo. Ele está em uma espécie exclusiva. E ele é dez mil vezes mais digno, do que qualquer outra espécie de seres.

"Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças? Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento? Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos. Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã." (Isaías 40:12-17)

Quando dizemos que Deus é santo, queremos dizer que, além de sua grandeza imensurável, seu ser é irrepreensível. Ele não pode ser acusado de qualquer coisa errada. Ele tem um amor infinito para o que é infinitamente precioso e um ódio infinito para o que se opõe ao infinitamente valioso. Seu prazer nas coisas louváveis ​​é ilimitado, e sua aversão ao que é censurável é perfeita. Como Habacuque 1:13 diz: "Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar."

A resposta de Deus ao nosso pecado

Todo o mal do mundo é uma ofensa contra a santidade de Deus e está gerando um cataclismo de vingança divina. O zelo de Deus queima pela santidade de seu grande nome. Ezequiel 36:22-23:

"Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos."

Deus ama a sua santidade com infinito amor e preza sua pureza. Este é o ponto de partida para a compreensão de Deus, do homem e do mundo. Se não sentirmos temor e admiração pela infinita santidade de Deus, que se opõe ao mal com ira e fúria, então todos os nossos outros sentimentos e pensamentos estarão com defeito, na melhor das hipóteses.

"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." Isaías 6:1-3

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!