Escondido na
genealogia de Jesus, em Mateus capítulo um, está um tesouro do evangelho. Esse tesouro é um grupo de cinco mulheres.
A
sua inclusão na lista é notável porque é uma genealogia patrilinear - um
recorde de pais e filhos. A
sua inclusão também é notável porque eles estavam entre as mulheres mais notórias
da bíblia.
As notáveis
Tamar
O primeiro
mencionado é Tamar (Mateus 1:3). Lembre-se
dela? Tamar
entrou na linhagem real do Messias, disfarçando-se como uma prostituta e
seduzindo o seu sogro, Judá, para que ele pudesse engravidá-la. Honestamente,
Judá mereceu ser enganado, porque ele havia negado justiça a ela, mas foi uma situação muito feia
(ver Gênesis 38).
Raabe
O segundo é Raabe
(Mateus 1:5). Ela não
teve que se disfarçar. Ela
havia sido uma prostituta. E uma gentia! Uma cananeia. Não é um pedigree desejado. Ela
e sua família foram os únicos sobreviventes de conquista de Israel sobre Jericó
porque ela escondeu os espiões judeus e os ajudou a escapar. Uma
vez integrados em Israel, ela se casou com Salmon (você não gostaria de saber essa
história?) E tornou-se avó do grande rei Davi.
Rute
Rute
é o terceiro (Mateus 1:5) e ela também era uma gentia. Uma moabita. Sua
ancestralidade teve sua origem no incesto cometido entre Ló e sua filha mais
velha. O
pove de Rute era pagão politeísta,
ocasionalmente oferecendo sacrifícios humanos para deuses como o ídolo Quemós. Através
de uma tragédia pessoal e de sua lealdade ela acabou em Belém, nos braços de
Boaz.
Nós
simplesmente não podemons esquecer de mencionar o fato surpreendente de que
Ruth tem um livro da Bíblia com o seu nome! Como isso aconteceu? Os
judeus eram proibidos de se casar com moabitas (Esdras 9:10-12) - a menos que
uma moabita renunciasse tudo o que significava ser um moabita e aceitasse tudo
o que significava ser judeu. O
fato de que um dos livros canônicos do Antigo Testamento é intitulado com o
nome de uma mulher moabita, é muito significativo pois assim Deus está proclamando
alguma coisa sobre a sua graça.
Bate-Seba
A
quarta mulher mencionada na lista é "a mulher de Urias" (Mateus 1:6).
Bate-Seba. Esta
mulher sofreu abuso sexual e assassinato de seu marido, nas mãos do maior rei
de Israel. E
como resultado, ela se tornou uma ancestral de Jesus.
Maria
Maria,
a mãe de Jesus, é a quinta (Mateus 1:16). Ela
ficou grávida de Jesus antes de seu casamento, e o pai da criança não era seu
noivo, José. Este
escândalo teria permanecido como uma nuvem nos sussurros e suspeitas de sua
família e dos seus companheiros nazarenos por muitos anos.
Destaques
da Graça
Todas
essas cinco mulheres partilham algo em comum: desgraça. Essas mulheres ou
cometeram ou sofreram desgraça. Elas haviam manchado reputações. Elas
provavelmente teriam sofrido o desprezo dos outros. E
pelo menos as quatro primeiras teriam lutado com memórias muito dolorosas e
sórdidas.
E aqui está a moral da história. A
maioria de nós deseja esconder os fatos e as pessoas mais vergonhosas em nossas
famílias. Mas Jesus não. Ele
se esforça aqui para chamar a atenção para essas mulheres cujos nomes alardeiam
coisas escandalosas. Por quê? Eu
acho que para nos lembrar, antes mesmo de Mateus começar a contar a história de
seu nascimento, o motivo de sua.
Mesmo nas
genealogias Deus tece sua graça. Ele gosta de redimir os pecadores. Ele
gosta de produzir algo bonito em famílias com passados sórdidos. Ele gosta de fazer
estrangeiros seus filhos. Ele gosta de conciliar seus
inimigos. Ele
gosta de fazer que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o amam e
são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28).
Cada
uma dessas mulheres são lindas ilustrações da aliança que Deus diria mais tarde
a Pedro quando esclarecendo que a sua graça é estendida a todos os povos:
"O que Deus purificou, não consideres comum" (Atos 10:15).
E essa é a sua palavra para
você e para mim. A
notícia surpreendentemente boa do Natal é que Jesus veio para fazer notórios
pecadores impuros e estrangeiros como nós - pessoas com passados vergonhosos
que acreditam em seu nome (João 1:12) - limpos.
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