11:59
2
Traduzido por: Isabela Siqueira

Este artigo foi motivado pela deriva de minha mente em um domingo à tarde sobre os vídeos de comerciais da Apple. São engraçados. Mas enquanto eu ponderava entre o Mac e o PC, comecei a me perguntar se eu fui afastado de ter uma mente espiritual. De verdade, eu acredito que é possível pensar sobre computadores de uma maneira espiritual. Mas será que eu estava fazendo isso? Ou eu estava sendo atraído à fascinação e desejo que faz com que sintamos Deus distante, a Bíblia desinteressante, o céu irrelevante e o inferno inconcebível? Foi um momento crítico. Deus me pegou.

Ter uma mente espiritual é uma questão de vida e morte. Paulo diz em Romanos 8:6, “A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz”. A frase “a inclinação do Espírito” traduz a frase nominal phronēma tou pneumatos—“mentalidade do Espírito”. Não há uma palavra única no português que seja equivalente à phronēma. Não é apenas “mente” mas é “atitude”. E não apenas “mentalidade” mas “configuração de atitude”. É a moldura e a disposição de nossa mente. Dizer que temos uma “phronēma do Espírito” é dizer que o Espírito está moldando nossa configuração-de-mente-e-atitude conforme sua própria. Exalta a Cristo e valoriza a Deus, e ama a Palavra de Deus e vê as pessoas e as coisas com uma consciência divina persistente.

Desejo ter uma mente espiritual o tempo todo. Quero ver o mundo com olhos espirituais—computadores e tudo. Então eu parei de contemplar o computador e escrevi as seguintes estratégias sobre como ficar e permanecer com uma mente espiritual. Não estão listadas em nenhuma ordem especial. Apenas como elas surgiram para mim com alguns ajustes.

Perceba que a sua natureza exterior está se desgastando e sua natureza interior deve ser renovada pela configuração de sua mente nas coisas que são do alto.

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. (2 Coríntios 4:16-18)

Dê passos radicais para manter sua mente pura.
Vocês ouviram o que foi dito: "Não adulterarás". Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. (Mateus 5:27-29)

Faça com que Deus seja a alegria de todas as suas alegrias.
Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus! (Salmos 43:4)

Literalmente a frase “a fonte da minha plena alegria” é “a alegria da minha alegria”. Considero que isso significa que em todas as nossas alegrias Deus deve ser a alegria das alegrias. Toda alegria deve ser tornar uma alegria em Deus. Se uma alegria não pode oferecer uma prova de quem Deus é, e ser gozada ainda mais por isso, então é uma alegria não espiritual.

Veja cada pessoa que você conhece como se fosse vê-la daqui a cem anos.
Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. (Lucas 16:22-23) De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. (2 Coríntios 5:16)





(Continuará em um próximo post)

2 comentários :

  1. Obrigada! Este estudo veio na hora certa! Deus é maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você foi abençoada, querida! Deus é maravilhoso realmente!

      Abraços!
      Beatriz Rustiguel

      Excluir

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!