14:04
0

Transcrição do Sermão do Dia das Mães

Continuação... 

[2 - Um Muito Bom Relacionamento com Deus]

Em segundo lugar, à medida que você retrata esta mãe dedicada a Deus, ela tinha um relacionamento celestial perfeito. Nem todas as coisas eram certas entre ela e seu marido... e a propósito, não há, de maneira nenhuma, nenhuma indicação de algum conflito em sua união, nenhuma insinuação de algum conflito... e uma mãe dedicada a Deus cresce melhor no ambiente onde tem um marido amável, que sente juntamente com a esposa, de suporte amoroso e dedicado a Deus. Então, ela teve um relacionamento celestial correto. Ela sabia para onde ir com seu problema: direto ao Senhor [Deus]. E há diversas virtudes que vêm deste ponto.

Antes de tudo, ela tinha uma paixão pelo melhor do Senhor. Apenas use a palavra PAIXÃO. Ela tinha paixão pelo melhor do Senhor. O que nós queremos dizer com isto? Ela queria um filho. Ela queria um filho desesperadamente. Ela queria tanto um filho que chorava e jejuava. Seu coração estava quebrantado porque não podia ter um filho, mas ela não tinha um motivo egoísta, ela não queria um filho para dar vida às suas fantasias não cumpridas. Ela não queria um filho para se vestir como o Lord Fauntleroy e exibir-se. Ela não queria um filho para preencher necessidade dela própria por amor. Ela queria um filho para dá-lo a Deus. Ela queria um filho porque ela sabia que [um filho] era o melhor de Deus [que Ele reservava] ,para uma mulher. E embora Deus não chame todas as mulheres para se casarem (de acordo com 1 Coríntios 7 Ele dá a algumas mulheres a dádiva de serem felizes e realizadas solteiras), e apesar de haver épocas em que os próprios propósitos de Deus fazem uma mulher ou um homem serem estéreis de modo que nenhuma criança possa nascer, é ainda a norma, é ainda o presente de Deus, Seu melhor presente às mulheres: ... dar-lhes um filho. Filhos são, afinal das contas, uma herança do Senhor. E é Deus que abre o útero de uma mãe e faz seu coração regozijar

Ela desejou um filho porque queria o melhor da parte de Deus. Ela queria honrar e glorificar a Deus, e ela sempre soube que o melhor presente do amor de Deus dado a uma mulher é um filho. E o que estou dizendo a vocês é que uma mãe verdadeiramente dedicada a Deus não é uma mãe relutante, não é uma mãe que ache o filho um intruso, não é uma mãe que adia o nascimento de um filho para tão longe quanto possível de modo que o filho não atrapalhe sua programação [de vida], e não se torne perturbada ao descobrir que algum contraceptivo foi ineficaz. Uma mãe verdadeiramente dedicada a Deus, uma mulher com o coração de uma mãe, com um coração do jeito que Deus daria a uma mãe - um coração que anela por ter um filho... um coração que tem uma paixão por filhos, um coração que vê o filho como um [maravilhoso] presente de Deus, uma bênção especial de Seu amor, um cumprimento da intenção divina para mulheres e... certamente, uma esperança para que a geração seguinte levante uma semente dedicada a Deus. Uma mãe dedicada a Deus deseja ter um filho. E se ela não tem nenhum filho, ela chora. Não é um capricho. Não é um ato de auto-favorecimento egoísta para provar sua feminilidade, é que ela sabe que este é o melhor de Deus para as mulheres e que seu coração não está realizado

Esta semana, eu li a história de uma mãe que deu à luz um filho e o filho morreu. E ela estava se lembrando disso dez anos mais tarde, e disse que a tragédia não foi a morte da criança mas a tragédia foi a morte da maternidade. Ela pode se segurar, neste caso particular, pelo fato do filhinho ter ido para a presença de Deus. Mas ela teve que tentar se segurar, por um grande período de tempo, por causa dela não poder mais ser mãe. Este é o coração de uma mulher que anela profundamente ter um filho

Ana tinha esta característica: paixão pelo melhor de Deus. Depois, ela foi caracterizada pela ORAÇÃO. Ela sabia aonde ir, e olhem o versículo 9. "Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló;" obviamente, talvez ela tenha comido um pouco por causa do amoroso incentivo de seu marido no versículo 8. Ela, agora, terminaria o que tinha que fazer em Siló. Eli, o sacerdote, estava sentado em um assento perto da porta do templo do Senhor. O sumo-sacerdote está no templo. Ela vai lá. Ela veio para o templo profundamente afligida. Sua alma estava amargurada, a Bíblia diz isto literalmente. E ela orou ao Senhor e chorou amargamente. Ela está rigorosamente arrasada ... arrasada. E ela fez uma promessa, um voto. "Ó Senhor" e ela foi fazer seu voto

Mas observe isto sobre esta mulher dedicada a Deus: Ela era uma mulher de ORAÇÃO. Esta é uma bonita característica. Ela compreendeu que Deus era a fonte de filhos. Ela compreendeu que somente Deus poderia alterar sua esterilidade. Sua virtude distintiva foi sua fé, fé constante. O versículo 12 diz: "E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor..." Constante. Ela permaneceu lá. Ela ficou lá. Seu coração estava quebrantado. Ela estava deixando fluir suas orações. Este é o espírito da verdadeira oração. É um pouco de um aparte, mas, você sabe, nós temos que prescultar, temos que querer saber onde nossas compaixões estão realmente assentadas, porque nós oramos tão relutantemente. Eu vi... eu vi uma anúncio convidando- me, e a outros líderes de igrejas, para virmos a um Congresso Nacional de Oração em Washington, e orarmos para que Deus balançasse esta nação [para o bem]. E [o convite] dizia: "Venham ao Congresso de Oração. Ele reunir-se-á no Hyatt Regency [hotel de extraordinário luxo], destacados restaurantes, teatros, um spa." Eu pensei: "É isto! Vamos e oremos no Hyatt Regency no spa." É realmente muito triste! Apenas... talvez você possa reunir uma multidão para orar se o ambiente for de primeira classe, hum? Onde está o quebrantamento? Bem, Ana não tinha nenhum problema com isto. Ela não estava preocupada com o ambiente, seu coração estava quebrantado. Ela moveu-se quietamente no santuário de Deus e começou a derramar seu coração com honesta e clara fé, totalmente dependente de Deus e dada à oração. Ela sabia que era somente Deus quem teceria a vida no útero, como o Salmo 139 diz. Quem uniria as partes do corpo de uma mulher para que se transformasse finalmente em uma vida? Assim seu sofrimento voltou-se para a oração. Isto fala de seu correto relacionamento celestial. Ela sabia aonde ir com seus problemas

Em terceiro lugar, ela era uma mulher de PROMESSA. Não somente de paixão (sofrimento) e de oração, mas vocês poderiam olhar o versículo 3... desculpem-me, versículo 11? Ela fez um voto, uma promessa dizendo: "...Senhor dos exércitos! Se benignamente atentares para a aflição" Ela viu não ter filhos como uma aflição. "De tua serva, e de mim te lembrares..." Não significa que Ele não sabia quem ela era, mas ela diz lembre-se de mim no sentido do seu desejo de um filho. "E da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem..." eis aqui a promessa [, o voto que ela fez ao Senhor]... "ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha." Esta pequena última parte era um voto de Nazireu descrito em Números 6:3 a 6. Se um judeu quisesse fazer um voto de total consagração a Deus, ele não cortaria seu cabelo, não teria nenhum interesse pela aparência física, não poderia beber vinho nem bebida forte, abster-se-ia de banquetes e celebrações e de tudo relacionado com estas coisas, vivendo uma vida austera, consagrada e centralizada em Deus. Muitos judeus fizeram um voto de Nazireu por um período de tempo curto. Três deles nas Escrituras foram Nazireus por toda a vida: Sansão, João (o Batista) e esta criança, Samuel. Toda a vida de cada um deles foi, totalmente, devotada e consagrada a Deus. De jeito nenhum, nenhuma indulgência pessoal. De jeito nenhum, nenhuma preocupação com a forma e aparência. Assim, ela prometeu a Deus: "Eu Te darei esta criança, eu quero apenas ser realizada como uma mãe, eu quero apenas suscitar um filho dedicado a Deus para dá-lo para a Sua glória. E se Tu o deres a mim eu dá-lo-ei de volta a Ti." Esta é sua promessa, de apresentar´[dar] seu filho a Deus. Esta é a essência de uma mãe dedicada a Deus. Enquanto orando por um filho, ela ora por este filho não por uma razão errada mas por uma razão certa, para então ela devolver este filho para Deus que foi de onde a criança veio. Esta é a essência de uma mãe dedicada a Deus... dar o filho a Deus, dar o filho a Deus

Minha mãe teve somente um filho e eu sou esse filho. Antes que eu nascesse, ela dedicou-me ao Senhor desde o nascimento e disse a meu pai que ela queria um filho que pregasse o evangelho. Isto é um legado maravilhoso! E isto pode não ser o que cada filho deve fazer, isto não é o que cada filho é para fazer, mas cada mãe dedicada a Deus dará esse filho ao Senhor para Ele fazer o que Ele quiser. O mesmo com uma filha. Assim Ana fez sua promessa

A próxima coisa que nós vemos sobre Ana é sua PUREZA. Eli era o sumo-sacerdote. Mas eu vou dizer-lhe uma coisa: ele era realmente um sumo-sacerdote fajuto. E também nada de bom poderia ser dito sobre sua capacidade de discernimento. "E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca." Sentando-se fora sobre o ... ele era um grande homem gordo. De fato, quando seus filhos morreram, ele ficou tão agitado que caiu da cadeira, quebrou o pescoço e morreu. Assim Eli estava sentado lá, prestando atenção a ela, e ela estava lá deixando fluir seu coração choramingando e chorando. E ela estava falando em seu coração. Não estava falando alto pois, como diz o versículo 13, apenas seus lábios estavam se movendo. Você já teve alguma vez essa experiência onde você, realmente, está falando em seu coração mas seus lábios estão se movendo, embora nem um som tenha sido ouvido?

Então Eli pensou que ela estava bêbada. Ele não está percebendo? Agora, eu não sei nada sobre minha percepção com relação a outras pessoas ou a Eli, mas eu lhe digo uma coisa, eu penso que eu sei a diferença entre um bêbado e uma mulher quebrantada em oração. Assim Eli decidiu representar o papel de espiritual. "E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho." E Ana, que é tão meiga, respondeu e disse: "Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora." Isso nos diz um pouco sobre o beber vinho ou bebida forte, e a relação disto com considerar a mulheres como sem valor. Esta é uma atitude do Velho Testamento. Não me considere como uma dessas mulheres. "Eu tenho falado até agora movida pela minha grande preocupação e pela humilhação e provocação que me fazem." Então Eli, ouvindo uma resposta tão lúcida, respondeu e disse: "Vai em paz e possa o Deus de Israel conceder a petição que você pediu a Ele." O rogo de Ana foi um tipo de rogo suave, mas Eli confundiu-a como sendo bêbada. Não pense ser sua serva uma mulher sem valor nenhum... literalmente um filho de Belial, sem nenhum proveito. Um termo comum, a propósito, no Velho Testamento associado com a idolatria, Deuteronômio 13; rebelião, 1 Samuel 2; lascivos atos sensuais em Juízes 19 e 20; um termo usado para falar de arrogância e de estupidez em 1 Samuel 25 e mesmo assassinato em 1 Reis 21. Não pense que eu estou nesse grupo. Eu não sou esse tipo da pessoa. Ela era uma mulher virtuosa, como a mulher dos Provérbios 12:4 e 31:10, era uma mulher de virtude. Era uma mulher dedicada a Deus, ela era uma mulher pura

Então, o que nós aprendemos sobre esta mulher? Ela teve um relacionamento celestial perfeito. Teve um desejo pelo melhor de Deus. Orou a Deus com fé. Fez uma promessa a Deus e mostrou o motivo de seu coração. E agora nós encontramos sua pureza. Ela é uma mulher que, de modo nenhum, é associada com pessoas que são más

A próxima coisa que nós vemos como característica vem no versículo 18, eu amo isto. "E disse ela:... respondendo a Eli... Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste." Agora, ela podia comer e não estava triste. Você sabe porquê? Eu lhe direi porquê. Porque ela teve PACIENTE FÉ. Teve fé paciente. Ela entregou o problema a Deus, o que mais ela poderia fazer? Ela não estava a fim de permanecer frustrada. Esta é a fé verdadeira. A fé verdadeira não ora: "Ó Deus, aqui está meu problema, aqui está meu problema," depois caminha afastada em frustração total. Isto é realmente dúvida. A fé diz: "Está aqui, Deus," e caminha se afastando e não está mais triste. Isto é confiança. Eu confio em Ti. Esta é a marca de uma mãe muito dedicada a Deus, uma que confia totalmente em Deus. Ela lança seu problema sobre Deus e isto é o final [de todas as suas tristezas]. Ela se afasta. Ela come. Não está mais triste

Há uma outra coisa sobre esta mulher que eu tenho que lhes falar por um momento, [vejamos] os versículos 1 a 10 do capítulo 2. Ela não é somente uma mulher de paixão e oração e promessa e pureza e uma mulher de paciente fé, ela é também uma mulher... Eu amo isto... de LOUVOR. Quando Deus lhe deu o filho, qual foi sua resposta? Ana orou e disse, no versículo 1, "O meu coração exulta ao Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na Tua salvação. Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de Ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus." E ela continua falando assim até o versículo 10, com louvor, agradecimento, exaltação. Oh, esta é uma mulher de louvor. Esta é uma mulher com um coração agradecido. Quando Deus deu a ela aquele filho, ela expressou esse puro e insuplantável louvor que transborda para fora de uma alma agradecida. De fato, vocês deveriam ler estes dez versículos com cuidado porque são uma obra prima do louvor, com todos os tipos de elementos. Quase como o Magnificat de Maria, gravado em Lucas 1:46 a 55, onde ela diz: "A minha alma engrandece ao Senhor", e vai então para aqueles elementos maravilhosos do louvor na perspectiva do nascimento de seu próprio filho. Uma mãe dedicada a Deus é conhecida por seu louvor

Este é o teste padrão. Ela tem um relacionamento perfeito com seu marido, eles compartilham da adoração, eles compartilham amor, eles compartilham de um sentimento profundo. Ela tem um relacionamento perfeito com os céus. Suas paixões são as paixões de Deus. É uma mulher de oração. É uma mulher de fé. É uma mulher de pureza. É uma mulher de promessa. É uma mulher de louvor.

Continua na Parte IV

Traduzido por Valdenira N.M. Silva
Fonte: Grace to You

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!