14:05
0

Transcrição do Sermão do Dia das Mães

Final...

[3 - Um Muito Bom Relacionamento no Lar]


E finalmente, ela teve um relacionamento perfeito no lar. Voltemos para o versículo 21 do capítulo 1, ela teve um relacionamento perfeito no lar. E isto é em referência ao filho no versículo 21, "E subiu aquele homem Elcana com toda sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto." Ele está em sua rotina e é um pessoa fiel. E ele junta a casa inteira, levanta-os e vai. O versículo 22, aqui nós chegamos ao ponto: "Porém Ana não subiu;" Ela não subiu. "Mas ela disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei."

Agora, espere um minuto. Isto é um par de anos, Ana. Três anos? Eu não sei exatamente quanto tempo Ana alimentou o pequeno Samuel, mas alguns anos certamente. "Eu não irei." Era somente cerca de duas ou três semanas de viagem, no mais tardar, para ir para lá e para estar lá por uma semana e, depois, viajar de volta. É menos de 320 km de distância de uma extremidade da Palestina à outra. Mas ela não iria, ela não iria de jeito nenhum. Por quê? Ela era dedicada ao filho. Quando Deus deu-lhe o filho, ela se dedicou ao filho

Voltando para o versículo 19, vamos ver como tudo começou [depois da oração de Ana]. Levantaram-se cedo pela manhã e adoraram ao Senhor. Marido e esposa adorando pela manhã, não é bonito? Juntos adorando ao Senhor. Eles retornaram para sua casa em Ramá, Elcana teve relações com Ana, a sua esposa, e o Senhor lembrou-se dela. E aconteceu, no tempo devido depois que Ana concebeu e deu à luz um filho, que ela o chamou de Samuel dizendo: "Porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor," Samuel significa ouvido por Deus. E, gente, uma vez que esse filho veio, Ana disse: "Este é o filho da minha paixão, este é o filho do meu voto, eu não desprezarei meu tempo com esta criança. Eu não deixarei esta criança por diversas semanas. Eu não pegarei esta criancinha para ir juntamente conosco e torná-la inconfortável porque teríamos que andar todo o tempo. A criança precisa dormir e precisa da tranqüilidade do lar, da quietude de um ambiente protegido." Gente, tudo isto é bastante distante do que nós vemos hoje, não é? Mulheres tendo bebês e, um par de meses mais tarde, empurrando o bebê para alguma creche e se livrando do trabalho. Não Ana. Totalmente empenhada a ficar em casa até que a pequena vida esteja treinada, até que a pequena vida esteja cuidada e amada e tratada com carinho e instruída naqueles anos de formação quando 90% da personalidade é formada para sempre, querendo falar para este pequenino a respeito da verdade de Deus, preparando para o tempo quando o pequenino seria deixado no templo. A criança deveria ter, pelo menos, três anos de idade. Aqueles eram tempos muito importantes... tempos muito importantes, o pequenino aprendendo de sua mãe e amado por sua mãe

Nenhuma dúvida, ela tomou as regras de proceder de Deuteronômio e ensinou ao pequenino por todo o tempo as coisas do Senhor. Tão necessário! Dê a si mesma ao seu filho

Um homem chamado John Stiles foi uma criança como esta, resultado de uma mãe dedicada a Deus. Escute seus sentimentos. "Eu tenho adorado em igrejas e capelas. Eu tenho orado nas ruas. Eu tenho meu Deus e O tenho encontrado onde as ondas de Seu oceano batem. Eu tenho me ajoelhado na silenciosa floresta, na sombra de algumas árvores antigas, mas o mais amado de todos os meus altares era sobre os joelhos da minha mãe. Eu tenho escutado a Deus em Seu templo. Eu tenho captado Sua voz na multidão. Eu O tenho ouvido falar onde os britadores estavam estrondando e fazendo barulho, onde os ventos brincam suavemente nos altos da árvore, meu Deus tem falado comigo, mas eu nunca O ouvi mais claramente do que eu ouvi sobre os joelhos da minha mãe. As coisas em minha vida que são dignas foram nascidas no peito da minha mãe e viveram em mim pela maravilha do amor que sua vida expressou. Os anos que me têm trazido à idade adulta têm levado ela para longe de mim, mas a lembrança guarda de ficar demasiado longe dos joelhos da minha mãe. Deus, faz-me o homem da visão dela e remove-me do egoísmo. Deus, mantém-me sincero e fiel aos padrões dela e ajuda-me a viver para a abençoar. Deus, santifica a marca santa dos dias que se passaram mantem-me um peregrino para sempre ao altar que está sobre os joelhos da minha mãe."

Tal foi o testemunho de Samuel nos anos que Ana se dedicou a ele. Não há sobre a face da terra um mais alto chamado [e inspiração] na vida humana do que este tipo de chamado proveniente da devoção de uma mãe a seu filho. Ela não somente se dedicou ao filho, mas em segundo lugar, ela dedicou seu filho ao Senhor. Versículo 24, bem, realmente nós necessitamos ler o versículo 23, pois nós ainda não o lemos, "E lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o Senhor a Sua palavra. Assim ficou a mulher e deu leite a seu filho, até que o desmamou."

E então o fim do versículo 22 diz: "... então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre." E ela dedica a criança desmamada a Deus. Assim o versículo 24: "E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, e levou-o à casa do Senhor em Siló, e era o menino ainda muito criança. E degolaram um bezerro e trouxeram o menino a Eli. E disse ela: Ah, meu Senhor, viva a tua alma, meu Senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao Senhor. Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor."

Que cena! Ela não procurou nada dele [não procurou obter nenhum retorno, nenhuma futura vantagem do seu filho]. Ela procurou, não que ele tivesse alguma grande carreira em algum grande campo e ser famoso ou fazer muito dinheiro de modo que pudesse gabar-se dele. Ela procurou, não que ele devesse ser posto em uma situação onde ele pudesse se certificar que ele tinha bastante para cuidar dela em sua velhice. Não, ela deu essa criança para Deus. No entanto, ela nunca deixou cair sua responsabilidade por ele. Olhe o versículo 18 do capítulo 2. "Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho." Em outras palavras, ele estava cingido como um sacerdote estaria vestido, mesmo sendo ele ainda um jovem. Sua vida inteira ele esteve ministrando diante do Senhor. "E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena," versículo 19, "e de ano em ano lha trazia quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual. E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltaram para seu lugar. Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor."

Realmente, ela nunca falhou em sua responsabilidade. Cada vez que ela vinha, ela vinha com uma nova túnica pequena para seu Samuel que crescia. Este é o resultado de uma mãe dedicada a Deus. E este é o critério - que você nunca deixa de ser mãe, não importa quão velhos seus filhos se tornem. Deus a abençoou. Eu desejo que nós tenhamos tempo para contrastar o resto da narrativa porque o resto do capítulo 2 até o capítulo 3 e o capítulo 4 é a tragédia pateticamente triste da família de Eli. Seus filhos eram fornicários. Morreram e ele mesmo caiu, como eu disse, e morreu. Foi uma cena feia e trágica. E o comentário da Escritura sobre Eli era que não poderia conter seus filhos de fazer o mal. E sua esposa nunca é mencionada. Eu não sei que parte ou participação ela tinha, mas estava bem longe do que Ana estava produzindo - um Samuel dedicado a Deus

Ser uma mãe dedicada a Deus envolve um relacionamento perfeito com o marido, um relacionamento celestial perfeito e um relacionamento perfeito no lar. Ana tinha tudo isto. Deus honrou tudo isto. E ela nos deu um modelo a seguir


 

[Aplicação]


Para terminar, deixe-me fazer-lhe algumas perguntas. O que isto nos diz e como nós o aplicamos? Antes de tudo, pergunte a você mesma se você é uma mãe dedicada a Deus. Você é uma mãe dedicada a Deus? Você está preparando-se para ser uma mãe dedicada a Deus? Você é, se você já tem idade, uma mulher de mais idade preparando mulheres mais novas a serem mães dedicadas a Deus? E aos homens eu digo: Vocês estão criando o ambiente em que a devoção da sua esposa dedicada a Deus possa ter o seu melhor efeito? E vocês estão criando os filhos que liderarão suas esposas a serem mães dedicadas a Deus? E a vocês, jovens, eu digo: Vocês estão honrando suas mães? Vocês estão obedecendo as suas mães? Se Deus lhes deu uma mãe dedicada a Deus, Ele deu o melhor dos presentes. Ninguém é perfeito, mas quando elas amam o senhor Jesus Cristo e passam isto para vocês, elas deram a maior coisa que poderiam dar. Você é agradecido? E há alguns que dizem: "Minha mãe não era dedicada a Deus." Você está orando por ela? Você está orando por ela e pedindo ao Espírito de Deus que de algum modo coloque você sob a influência de mulheres dedicadas a Deus que possam lhe mostrar as coisas que sua mãe nunca lhe mostrou?

A esperança para nossa sociedade, realmente, repousa na próxima geração que está nas mãos de mulheres dedicadas a Deus. Vamos nos curvar juntos em oração

Pai, nós Te agradecemos, esta manhã, pelo que Tu tens compartilhado conosco novamente, na liderança do Teu Espírito no ensino da Tua palavra. Nós estamos revigorados. Revigorados novamente para ver como claramente Tu nos tem dado o teste padrão para criarmos nossos filhos como uma geração dedicada a Deus. Abençoa as mães desta congregação. Perdoa-as, Senhor, como eu sei que Tu fazes pelas suas falhas, assim como Tu nos perdoas pelas nossas. Fortalece a todas elas. Aquelas que desejam ser mães, mantém-nas movendo-se para que possam, finalmente, estar, nesse lugar onde elas possam ser mães dedicadas a Deus. Quanto àquelas que, presentemente, são mães, que possam olhar para as virtudes que foram exemplificadas em Ana e fazer delas suas porções diárias. Quanto àquelas que estão além da idade em que criavam seus filhos, seus filhos já cresceram e se foram, que elas possam instruir as mais novas. E, Deus, nós oramos que Tu dês filhos às mulheres dedicadas a Deus, filhos que serão educados para se tornarem fortes, para andar com fé e coragem, para ainda educarem uma segunda geração que viverá para a Tua glória, se ainda Jesus demorar a voltar. Pai, neste final, nós oramos com gratidão, em nome de Cristo. Amém.

Anteriores:
Parte I
Parte II
Parte III
 
Traduzido por Valdenira N.M. Silva
Fonte: Grace to You

0 comentários :

Postar um comentário

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!