16:23
4


De exemplos como Rob Bell até Peter O'Brien, podemos perceber que Colossenses 1:23 demonstra ser um desafio de alcançar na vida cristã. Paulo refere-se ao evangelho de seu dia como "o evangelho. . . o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu" (ESV). Os comentadores multiplicam explicações de como o evangelho já poderia ter sido proclamado "a toda criatura" no primeiro século. Porém eis o contexto para nossa avaliação: 


Vocês que tem sido reconciliados. . . Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado (tou kēruchthentos) a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro." (Colossenses 1:21-23, grifo nosso) 

Aqui está a minha solução simples para esse assunto, porém você tem que saber grego para entendê-la. A frase grega para "o qual foi pregado" é (tou  kēruchthentos). Este é um particípio substantivo que poderíamos traduzir como "o proclamado". Em justaposição com "o evangelho" se traduziria como (tou euangeliou... tou kēruchthentos): "o evangelho. . . o proclamado."


O fato que o particípio "proclamado" nos parece estar no passado não significa que a proclamação do evangelho já aconteceu. Essa não é a forma que os particípios substantivos funcionam, como Daniel Wallace esclarece na Greek Grammar Beyond the Basics nota 8, 615 (Gramática Grega além do Básico). 


O verbo em tais usos denota nenhum tempo verbal específico. Você pode ver como verbo é flexível pelo uso do mesmo em Colossenses 03:04: "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória." A palavra para "manifestar" tem o mesmo formato, mas remete para um tempo indefinido no futuro. 

Portanto, a simples leitura de Colossenses 1:23 é que Paulo está definindo o evangelho como o tipo de evangelho que é ilimitado e de âmbito mundial, e portanto, é pregado, por definição, para toda a criação. Não há a declaração aqui que isso já aconteceu. Assim, eu gostaria de traduzir tal versículo como: 

Vocês que tem sido reconciliados. . . Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual [tem sido] pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro." (Colossenses 1:21-23, grifo nosso)
Portanto, a implicação para nós é: Não pense que a missão global da pregação está completa. Não está. Há um grande trabalho a ser feito, precisamente porque o evangelho que nós amamos e pregamos é ilimitado no seu aspecto de relevância pessoal, cultural e eterna para todos os povos do planeta. 

Vamos trabalhar enquanto é dia. Nossa noite está chegando, quando não poderemos mais trabalhar.

4 comentários :

  1. O evangelho já “foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu” (Colossenses 1:23),sim,pelos verdadeiros apóstolos e evangelistas, que o puderam anunciar até nos “confins da terra” (Atos 1: 8), conforme a ordem de Jesus, porque foram revestidos do poder do Espírito Santo, que os fazia falarem na “própria língua nativa” (Atos 2: 8)de cada povo, e os transportava miraculosamente de uma parte a outra do planeta, como vemos pela história do evangelista Filipe, em Atos 8: 39 e 40. O ter sido pregado a toda criatura significa que foi feito acessível a toda criatura, embora nem toda criatura tenha tido acesso a ele. Um bom exemplo dessa verdade é o proclama de casamento. Uma vez publicado (tornado público) em jornal, ninguém poderá dizer que não sabia.
    Os que tinham o direito de viver do evangelho eram aqueles que o anunciariam até 70 d.C., quando então viria “o fim” (Mateus 24: 14) do templo de Jerusalém, conforme Jesus havia predito em Mateus 24: 2.

    Conheça o blog “O RENOVO”: junianeynogueira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Irmão, agradeço seu comentário, mas devo dizer que você está enganado. Sua teologia está errada do início ao fim. Jesus disse que voltaria quando o evangelho fosse pregado em todo o mundo, então pela sua ideia ele tenha mentido? Tem muitos cantos na terra onde as pessoas não ouviram falar de Jesus ainda. Só que você tem que olhar para além de sua vizinhaça, tá? Que o senhor te conceda mais sabedoria. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema está em que não se trata do mesmo evangelho. Paulo pregava o evangelho da graça, o evangelho de que Jesus falou em Mateus 24:14, como bem está explicito é o evangelho do reino.

      Excluir
  3. na palavra de Deus diz que o fim só vira quando o evangelho for pregado pelos quatro cantos da terra e em nome de Jesus breve iremos terminar. E Jesus vira com grande poder e gloria p/ levar os que O aceitaram como Unico e suficiente Salvador e que perseverarao ate o fim .Breve Jesus Vira Ora vem Senhor Jesus...

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito bem vindo e será respondido o mais rápido possível. Porém, gostaria de solicitar que todos os comentários sejam respeitosos e sobre o tema citado na postagem. Além disso, não aceitaremos postagens anônimas. Desde já, agradeço!